PROCEDIMENTOS
Cirurgia Laparoscópica
A cirurgia laparoscópica é uma grande evolução da medicina. O advento da laparoscopia foi um grande marco que revolucionou a cirurgia. O primeiro procedimento realizado foi para retirada da vesícula – colecistectomia laparoscópica – realizada em 1987 na França por Phillipe Mouret. Desde então, as técnicas cirúrgicas e os equipamentos laparoscópicos têm evoluído, sendo que em outros locais do corpo também se pode realizar procedimentos menos invasivos tais como nas articulações e tórax.
Consiste na realização de pequenas incisões no abdômen ( de 3 – 12 mm) e introdução de cânulas por onde passam pinças e uma óptica acoplada à uma microcâmera. Diferentemente da cirurgia convencional ou “aberta” que faz uma incisão extensa no abdômen .É minimamente invasiva, e pode ser aplicada à diversos procedimentos cirúrgicos da cavidade abdominal em várias especialidades.
As cirurgias que se iniciam por vídeo , podem eventualmente ser convertidas para cirurgias “abertas ” em situações de dificuldade técnica ou complicações intra operatórias. São critérios rígidos de segurança durante o ato operatório. Atualmente a taxa de mortalidade por vídeo laparoscopia é de 0,23% e de 0,8% para cirurgia convencional “aberta”, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece 1%.
Dentre as vantagens desta via de acesso, podemos afirmar a diminuição da dor no pós-operatório. Além disso, os pacientes conseguem resultado estético e uma recuperação precoce se comparado à “cirurgia aberta ” , retornando precocemente à sua rotina habitual de trabalho e atividades físicas.
AGENDE A SUA CONSULTA