Cirurgia do Aparelho Digestivo

PROCEDIMENTOS

PROCEDIMENTOS


Cirurgia do aparelho digestivo

O aparelho digestivo por definição é composto pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Associado à ele temos os anexos como as glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e o pâncreas.

A digestão se inicia na boca com a mastigação e enzimas salivares. Conduzido pelo esôfago até o estômago, os alimentos são misturados com as enzimas e hormônios gástricos para serem transformadas em partículas menores. O mesmo se continua no intestino com adição da bile ,secreções pancreáticas e entéricas. Nutrientes são absorvidos no intestino delgado e a água com sais minerais são no intestino grosso. No reto se acumulam as fezes a serem eliminadas pelo ânus.

Assim, inúmeras anormalidades podem acometer essas estruturas, desde doenças benignas como uma pedra no interior da vesícula até um câncer. Atualmente as doenças que acometem esses órgãos são na sua grande maioria passiveis de abordagem por cirurgia minimamente invasiva por videolaparoscopia, obtendo todos os benefícios do método.

Confira abaixo o processo digestivo, basta clicar nos pontos azuis:

AGENDE A SUA CONSULTA