Riscos da obesidade

Riscos da obesidade

O controle da obesidade não deve ser motivado apenas por vaidade, pois vai muito além disso. Cada vez mais, as pessoas têm entendido que essa é uma doença que pode acarretar em problemas muito maiores em suas vidas, alguns deles até controláveis, porém irreversíveis. Você sabe quais são os riscos da obesidade na sua vida?

Quais são os riscos da obesidade para a saúde?

A obesidade pode trazer com ela outras doenças capazes de tornar o caso do paciente ainda mais delicado. Algumas delas são:

Diabetes tipo 2

A diabetes é uma doença em que o açúcar do sangue – a glicose – está em um nível maior do que o considerado padrão. E isso acontece quando se tem como hábito uma alimentação inadequada, rica em açúcares e gorduras. Nesta doença, as células do corpo não produzem ou não utilizam corretamente a insulina, hormônio responsável por transformar a glicose em energia. Com isso, a taxa de açúcar no sangue fica elevada, levando o paciente à doença.

A diabetes é a principal causa de morte prematura, doença arterial coronariana (ou aterosclerose coronariana), Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença nos rins e cegueira. E a maioria das pessoas que possuem a diabetes tipo 2 estão acima do peso.

Pressão alta

Com o aumento do peso, as chances de ter pressão alta são maiores. Isso pode gerar uma série de outras consequências, como lesões no cérebro, rins, coração, artérias e olhos. Normalmente, uma alimentação desequilibrada, com excesso de sal, é a forma mais comum de desenvolver a doença. Ingestão exagerada de álcool também é um agravante.

Doença Arterial Coronariana

Como já mencionado anteriormente, uma pessoa com obesidade tem maiores chances de ter aterosclerose. Isso acontece porque, com o excesso de peso, o paciente pode ter mais gordura correndo em suas veias. Também há o acúmulo de uma substância chamada placa, que se instala no interior das artérias. Assim, esses pacientes têm mais dificuldade de manter o fluxo da corrente sanguínea até o coração, pois as placas podem restringir a passagem ou até mesmo bloqueá-la. Isso pode causar desde um desconforto (angina) no peito até um ataque cardíaco.

Outros transtornos causados pela obesidade

As doenças citadas aqui são apenas algumas das que podem ser causadas pela obesidade. Mas além de doenças, existem outros transtornos que podem surgir com o excesso de peso. São eles:

  • Sensação de cansaço.
  • Falta de energia.
  • Sudorese excessiva.
  • Dificuldade para dormir.
  • Ronco.
  • Dores nas articulações e músculos.
  • Problemas respiratórios.
  • Problemas circulatórios nas pernas.
  • Infertilidade.
  • Apneia.

Ganhe qualidade de vida se livrando da obesidade

Se você já se encontra com algum desses problemas e não vê a hora de se livrar desse mal que é a obesidade, você precisa de ajuda de uma equipe profissional adequada, não só com um cirurgião experiente, mas também com acompanhamento psicológico e nutricional, além de endocrinológico. Na Clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim, clínica de cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro, você encontra não só uma equipe como essa, mas também uma infraestrutura adequada como você merece. Venha conversar conosco.

    • Boa tarde,
      Nossos profissionais poderão orientar seu familiar no que for possível.
      Fique a vontade para nos consultar.
      Att
      Clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim

  • Meu filho de 11 anos está pesando 76 k ele é muito alto porém tem muita gordura abdominal e nas mamas. Como proceder? Ele tem um apetite exagerado. Ele é TDAH + TAG Faz tratamento com Ritalina. Faz acompanhamento psicológico.
    Vcs tem convénio com a Petrobras?

    • Bom dia Debora,
      Petrobras no consultório todos os profissionais trabalhamos por reembolso.
      Me parece que seu filho necessita de orientação nutricional e psicológica , além de avaliação pela endocrinologista.
      Sem indicação cirúrgica no momento.
      Para mais informações , entre em contato conosco:
      3385.4055
      99605.4055

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *