Cirurgia Bariátrica e Metabólica: Como manter os resultados?

Cirurgia Bariátrica e Metabólica: Como manter os resultados?

A cirurgia bariátrica é uma das abordagens terapêuticas mais eficazes para o tratamento da obesidade. Contudo, o procedimento traz uma série de desafios para o paciente e, talvez, o principal deles seja efetivamente manter o resultado da cirurgia bariátrica no longo prazo.

Isso acontece porque, além de fazer o procedimento para reduzir a capacidade do estômago de receber alimentos, também é essencial trabalhar com metodologias multidisciplinares que reforcem os aspectos psicológicos e comportamentais, que contribuem para a manutenção dos resultados obtidos na cirurgia. É preciso que o paciente crie uma nova consciência alimentar!

O que os especialistas dizem sobre o pós-operatório da bariátrica?

Muitos especialistas em cirurgia bariátrica e metabologia vêm discutindo o que os pacientes precisam fazer para conseguirem manter o resultado da cirurgia bariátrica a longo prazo, evitando que eles voltem a ganhar peso após o procedimento.

Como consenso, os médicos entendem que muitos pacientes abandonam o tratamento após a cirurgia, e isso é extremamente prejudicial, pois coloca a perder todos os bons resultados obtidos com o procedimento.

Após a cirurgia bariátrica, o indivíduo experimenta uma perda acentuada de peso, que, em alguns casos, cria uma falsa sensação de que a obesidade já está superada. Entretanto, é após a cirurgia que a manutenção dos resultados é consolidada, e isso depende da dedicação e do comprometimento do paciente, pois será necessário mudar hábitos e padrões comportamentais.

De acordo com os especialistas, após a cirurgia bariátrica, é aceitável que o indivíduo volte a ganhar até 10% do peso que ele perdeu. Quando este índice supera os 20% já é preciso atenção, pois os resultados do procedimento podem ser comprometidos de forma significativa.

O primeiro ano depois da realização da cirurgia bariátrica é sempre o mais crítico para o paciente. Por isso, este período deve ser marcado por cuidados intensos, acompanhamento nutricional especializado, pela prática de atividades físicas e por orientações personalizadas para evitar o reganho de peso.

Dicas importantes para manter os resultados da bariátrica

Manter índices nutricionais saudáveis, investir em uma alimentação balanceada e adotar a reeducação alimentar desde o período pós-operatório são atitudes esperadas e incentivadas nos pacientes de bariátrica.

Após a fase da dieta líquida e pastosa, é essencial que o paciente mantenha uma alimentação mais natural, evitando o consumo de alimentos com calorias vazias, ou seja, fast food, carboidratos simples, doces e outros.

O acompanhamento com o cirurgião bariátrico deve ser mantido com periodicidade, assim como os encontros com a nutricionista e com o psicólogo. Algumas dicas importantes para esse momento são:

 

  • Contar com o apoio familiar para incentivar as mudanças nos hábitos alimentares e de vida;
  • Fazer refeições fracionadas e mastigar muito bem os alimentos para evitar problemas digestivos;
  • Ter consciência de que o espaço do estômago foi reduzido e que não será possível comer da forma como se fazia antes da cirurgia;
  • Manter o acompanhamento psicológico pelo tempo que for necessário;
  • Praticar exercícios físicos diariamente, principalmente para recuperar a massa muscular que foi perdida com a cirurgia;
  • Fazer todos os retornos ao nutricionista e ao cirurgião bariátrico no primeiro ano e realizar os exames solicitados.

Para que a cirurgia bariátrica tenha um efeito duradouro, é fundamental que haja boa disposição, foco e dedicação do paciente. Contar com um time de especialistas bem preparados e experientes para a realização da cirurgia e o acompanhamento pós-operatório também faz muita diferença na manutenção dos resultados.

Por isso, procure uma clínica que ofereça atendimento multidisciplinar especializado em cirurgia bariátrica e metabólica.