Os perigos da obesidade na terceira idade

Os perigos da obesidade na terceira idade

Se para um jovem adulto a obesidade já requer um maior cuidado, para quem está na terceira idade é preciso ter atenção redobrada. Isso porque, naturalmente, o corpo de um idoso é mais frágil e vulnerável. Agora, com as consequências da obesidade, as chances de ter uma doença mais grave são ainda maiores.

A relação entre a obesidade e o Alzheimer na terceira idade

Uma pesquisa desenvolvida por um instituto sueco aponta que pessoas com mais de 50 anos que estão em um quadro de obesidade ou sobrepeso têm uma maior probabilidade de ter doenças relacionadas à demência, como o Mal de Alzheimer. Segundo o instituto, isso acontece porque pessoas que estão acima do peso padrão têm mais chances de ter doenças como diabetes e derrames – fatores que facilitam o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer. Isso ainda é agravado com o fato de que a gordura acumulada no corpo eleva os níveis de substâncias inflamatórias no sangue, podendo, assim, afetar as funções cognitivas.

Vale levar em consideração que o estilo de vida adotado pela maioria das pessoas que estão em um quadro de obesidade ou sobrepeso contribui ainda mais para que se desenvolva algum tipo de demência na terceira idade: o alto consumo de açúcares e gorduras, a pouca ingestão de frutas, legumes e verduras, além do sedentarismo, são fatores que facilitam tanto o aparecimento do Alzheimer quanto o aumento de peso.

Outras doenças

Como mencionado anteriormente, o acúmulo de gordura no corpo aumenta a possibilidade de outras doenças, já comuns à terceira idade, se tornarem ainda mais fortes. Ou seja, podem surgir problemas relacionados a colesterol alto, diabetes e hipertensão, que podem evoluir para um caso de AVC e/ou infarto, e que podem causar problemas com gravíssimas consequências.

Previna-se enquanto é tempo

Para evitar ainda mais problemas, a prevenção deve ser realizada o quanto antes. Caso você se encontre em um quadro de obesidade, é importante mudar de estilo de vida enquanto ainda há tempo. Por esta razão, procurar auxílio profissional é fundamental para que a sua vida seja prolongada.

A Clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim, clínica de cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro, possui uma equipe médica composta por cirurgião, psicóloga, endocrinologista e nutricionista, que vão auxiliar você de diversas maneiras em busca de uma vida mais saudável. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *