O que é metabolismo basal?

O que é metabolismo basal?

Quando se fala em aumento de massa magra, que é a porção muscular frente à gordura, fala-se diretamente do metabolismo basal. Isso porque esse processo natural do corpo se relaciona com a quantidade mínima de energia, expressa em calorias, que ele usa para se manter ativo. Ou seja, quanto maior o seu metabolismo basal, maior será seu gasto energético.

Por esse motivo, uma construção muscular é tão importante para a manutenção do peso ideal. Para entender a importância, a taxa de metabolismo basal é responsável por até 70% do gasto calórico de um indivíduo.

Ao passo que a idade avança, o metabolismo basal diminui, e isso acontece justamente pelo fato de que o corpo humano, ao envelhecer, perde tecido muscular. Isso apenas reforça a grande importância de exercícios como a musculação, que auxilia no ganho muscular e em sua manutenção. Intensificando o ganho de massa muscular e a queima de gordura, o resultado são músculos mais vistosos e uma maior facilidade na manutenção do peso, que é um dos grandes objetivos de qualquer pessoa em relação ao seu corpo.

Dicas para aumentar o metabolismo basal

O consumo dos alimentos corretos faz com que o corpo tenha um comportamento melhor do que se tivesse sido exposto a uma alimentação desregrada. Por isso, alimentar-se bem é peça-chave no formato do seu corpo. Para melhorar sua taxa metabólica, é fundamental a ingestão de alimentos termogênicos como pimentas, por exemplo.
Outro importante aliado no crescimento do metabolismo basal é o aumento da massa muscular. Por conta disso, o músculo deve receber estímulos diversos para que haja o crescimento, bem como a ingestão de alimentos que sejam anabólicos. Tudo isso, associado a um planejamento de exercícios constantes, poderá contribuir para manter o seu metabolismo basal em boas condições.

Se você tem dúvidas sobre como melhorar sua saúde e o seu metabolismo, procure-nos. Somos uma clínica de cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro e temos profissionais capacitados para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *