O que é a Síndrome de Dumping?

O que é a Síndrome de Dumping?

Realizar a cirurgia bariátrica é o primeiro passo para uma mudança de hábitos e a adoção de um novo estilo de vida. No entanto, é preciso estar atento ao pós-operatório para minimizar alguns problemas, como a Síndrome de Dumping, sobre a qual falaremos aqui no blog. 

Definindo o problema

A Síndrome de Dumping nada mais é do que um movimento acelerado da comida, que passa do estômago para a 1ª parte do intestino delgado. Possui relação direta com a alimentação do paciente, e se manifesta quando há ingestão de alimentos ricos em açúcares/gorduras. 

Sintomas

Os sintomas do problema são relativamente fáceis de serem detectados, e incluem: 

  • Dores de cabeça
  • Taquicardia
  • Sudorese excessiva
  • Fraqueza
  • Diarreia

Tipos de Síndrome de Dumping

O tipo de Síndrome de Dumping é determinado pelo intervalo de tempo entre a alimentação e a manifestação dos sintomas, e podem ser definidos entre Precoce e Tardia.

 

Síndrome Precoce: O tipo mais comum entre os pacientes. Possui relação direta com o consumo de doces e carboidratos simples, como o pão. 

 

Síndrome Tardia: ocorre a partir de três horas após a ingestão dos alimentos e é decorrente da queda do nível de açúcar no sangue, que se manifesta após a ação da insulina no organismo. 

Tratamento e prevenção

Ainda que não seja possível falar em cura para o problema, é possível administrá-lo, pois ele possui relação direta com os hábitos alimentares. Deste modo, fracionar a alimentação em variadas refeições, mastigar bastante e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras são boas alternativas para manter a Síndrome de Dumping sob controle. 

Importante: no momento das crises, é importante não realizar movimentos e permanecer sentado ou deitado para aliviar os sintomas. Por fim, é importante contar com o acompanhamento do cirurgião e também do nutricionista para que juntos, analisem a dieta para evitar que os episódios se repitam. Cuide-se sempre! 

Sobre a Clínica Dr. Canarim

 

A Clínica Dr. Carlos Canarim, especializada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Rio de Janeiro, fica situada na Barra da Tijuca e possui um corpo clínico completo para auxiliar seus pacientes, incluindo a orientação de psicóloga e nutricionista.

 

Saiba mais acessando o nosso site neste link!