O papel do Endocrinologista na avaliação pré-operatória da cirurgia bariátrica
A Endocrinologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios hormonais. Muitas dessas patologias estão relacionadas à obesidade, e ao serem adequadamente tratadas ou estabilizadas, podem levar a um controle adequado do peso e até mesmo emagrecimento significativo, tornando a cirurgia bariátrica desnecessária.
O papel do endocrinologista é identificar se o paciente é portador de alguma delas como causa ou fator agravante da sua obesidade.
Exemplos:
- doenças da tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
- disfunções da hipófise ou das glândulas adrenais, relacionadas à doença ou síndrome de Cushing;
- disfunção da secreção hormonal ovariana, causada pela menopausa ou pela síndrome de ovários policísticos;
- distúrbios metabólicos relacionado ao pâncreas, como diabetes tipo 2;
- dislipidemia (aumento do colesterol e/ou triglicerídeos);
- gota (distúrbios metabólicos com elevação do ácido úrico).
O tratamento clínico da obesidade consiste em mudança de estilo de vida, incluindo uma melhora dos hábitos alimentares e prática regular de atividade física, com ou sem uso de medicamentos antiobesidade. Em algumas ocasiões, as doenças estão fortemente associadas ao ganho de peso e/ou à má resposta ao tratamento clínico, e a cirurgia bariátrica passa a ser mais uma opção ao tratamento.
Com a cirurgia, torna-se possível atuar na produção dos hormônios intestinais responsáveis pela saciedade/fome, como a Grelina, GLP-1 e PYY, bem como na população bacteriana intestinal (microbiota).
Pacientes obesos e portadores de distúrbios endócrino-metabólicos que não obtiveram sucesso com manuseio clínico e que serão submetidos à cirurgia precisam manter tais patologias sob controle, para ter um pós-operatório adequado. Ou seja, a ocorrência de distúrbios hormonais não contraindica a realização da cirurgia bariátrica, mas o diagnóstico com controle das mesmas ainda no pré-operatório melhora a resposta ao tratamento cirúrgico.
Desta forma, a presença do Endocrinologista na equipe é indispensável, pois ele é responsável não só por identificar ou descartar problemas endócrino-metabólicos que interfiram na indicação e realização do procedimento, mas também por auxiliar no diagnóstico e tratamento de condições clínicas que podem interferir no resultado do pós-operatório.
1 Comentário para "O papel do Endocrinologista na avaliação pré-operatória da cirurgia bariátrica"
Pingback: Cirurgia bariátrica: os perigos de voltar a engordar | Dr. Carlos Eduardo Canarim