Inverno: boa oportunidade para perder peso e cuidar da saúde!

Inverno: boa oportunidade para perder peso e cuidar da saúde!

Emagrecer no inverno?

Logo que leu o título, você pode ter pensado que a afirmação não faz nenhum sentido. Afinal de contas, o clima mais frio costuma abrir o apetite e nos estimula a saborear pratos deliciosos, como os típicos das festas juninas. 

Neste texto blog, iremos te mostrar que a estação é sob medida para quem deseja perder peso, seguindo algumas dicas! Mas antes, vale explicar a questão do aumento do apetite. 

Por que é comum sentir mais fome durante o inverno?

O explicação para isso está no nosso metabolismo. A comida serve como combustível para a produção de calor do nosso corpo. Deste modo, sentimos mais necessidade de comer quando precisamos aumentar a temperatura corporal, sendo acompanhado por um aumento da taxa metabólica basal (energia que o corpo gasta em repouso), para manter um equilíbrio e não levar a um ganho de peso. 

 

No entanto, é possível que pessoas de fato ganhem peso durante esta época do ano. E a razão para isso está no que pode ser chamado de “fome emocional”É comum vermos pessoas ficando mais tempo dentro de casa ou em lugares fechados, porque não temos disposição para sair e encarar o frio. Some-se a isso o período de isolamento social que algumas pessoas têm enfrentado por conta da pandemia de Covid-19, e pronto: temos a combinação ideal para o tédio de ficar “preso” que pode nos levar a comer mais do que o corpo necessita.

Como utilizar o aumento do metabolismo ao nosso favor?

Aproveitar o “plus” metabólico para perder peso é possível! Confira algumas dicas que podem ajudar, que incluem atividades físicas e mudanças na alimentação: 

  • Aposte nas caminhadas: se você está sedentário(a), o clima mais ameno é perfeito para apostar em caminhadas mais longas. Contudo, vale lembrar: utilize roupas e calçados apropriados e conheça os limites do seu corpo.

 

  • Aquecimento: se você já realiza atividades físicas com alguma regularidade, é importante dar uma atenção ainda mais especial ao aquecimento, para deixar a musculatura preparada para os exercícios e se proteger de possíveis lesões

 

  • Coma apenas o necessário: pode ser difícil, mas resista atenção de comer além do que o seu corpo realmente está demandando. Fome e vontade de comer podem ser coisas bastante distintas. Caso se sinta entediado em dias mais chuvosos, assista um filme, leia um livro ou converse com amigos. 

 

  • Sopas podem ser aliadas: muita gente não dispensa uma sopinha com legumes em um clima mais frio, e elas podem contribuir para uma alimentação mais saudável. No entanto, não abuse do sal e fuja de gorduras e alimentos embutidos, como a linguiça e o bacon.

 

  • Hidratação sempre: mesmo sentindo menos sede do que em períodos mais quentes, não deixe a hidratação de lado durante o inverno. Os dois litros diários de água continuam sendo fundamentais para o corpo.

 

Conclusão

 

O objetivo do texto foi mostrar que, ao contrário do que muitos pensam, o inverno pode ser uma ótima época para perder peso e ganhar em saúde e qualidade de vida. Siga as dicas, espante a preguiça e cuide-se bem! 

 

Sobre a Clínica Dr. Canarim

 

A Clínica Dr. Carlos Canarim, especializada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Rio de Janeiro, fica situada na Barra da Tijuca e possui um corpo clínico completo para auxiliar seus pacientes, incluindo apoio emocional por meio de psicólogo.  

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