A importância dos exercícios físicos na terceira idade

A importância dos exercícios físicos na terceira idade

A prática regular de exercícios físicos é indicada para todas as idades, e recomenda-se pelo menos 30 minutos diários de exercícios. Com o crescimento da população idosa nos últimos anos, essa é uma pauta que deve ser discutida com o intuito de melhorar a qualidade de vida desse público, e é necessário deixar claro a importância dos exercícios físicos na terceira idade.

Levar uma vida saudável é a combinação de uma alimentação balanceada, visitas periódicas ao médico, e exercitar o corpo. Tudo isso contribui para que os idosos consigam melhorar os reflexos, fortalecer os ossos, regular a frequência cardíaca e, consequentemente, aumentar a expectativa de vida.

Benefícios dos exercícios físicos na terceira idade

Além de trazer mais ânimo para o dia a dia, a prática de exercícios causa um bem estar psicológico, reduzindo nível de estresse, ansiedade e a depressão; melhora taxas como do colesterol, triglicérides, da glicemia (diabetes), reduz a pressão arterial; reduz a gordura corporal, diminuindo os riscos de obesidade; aumenta a mobilidade, reduzindo os riscos de lesões; e auxilia até na prevenção do câncer de mama e de próstata.

Quais os melhores exercícios para a terceira idade?

O foco dos idosos deve ser nos exercícios aeróbicos que melhoram a mobilidade, o equilíbrio e a elasticidade, e também nos exercícios de fortalecimento muscular. A prática de atividades físicas deve ser sempre acompanhada por um profissional, garantindo que não haverá lesões e seguindo um cronograma específico para cada indivíduo.

Listamos os melhores exercícios para a terceira idade:

Natação

A natação é considerada um dos melhores exercícios para a terceira idade, pois fortalece os músculos e as articulações, evitando o desgaste ósseo e reduzindo a dor causada por artrite e artrose.

Andar de bicicleta

Andar de bicicleta ajuda a fortalecer as articulações, melhorando a mobilidade das pernas e quadril, além de aumentar a independência e assim melhorar a autoestima e confiança do idoso.

Caminhada

As caminhadas são importantes para ajudar na postura e fortalecimento dos músculos de todo o corpo, sendo importante realizar o alongamento antes e depois de caminhar, pois isso ajuda a prevenir lesões. Além dos benefícios físicos, a caminhada ajuda a promover e melhorar o convívio social.

Hidroginástica

A hidroginástica ajuda a melhorar a frequência cardíaca e fortalece os pulmões, ajudando na respiração. O combinado de alongamentos na água fortalece os músculos e aumenta a resistência física.

Exercite-se!

Os benefícios da atividade física vão muito além da locomoção, também melhora o organismo em geral, o psicológico, a autoestima e a confiança do idoso, fazendo ele sentir na pele que seu corpo está ativo. Praticar exercícios na terceira idade é fundamental e insere ainda mais o idoso no ambiente social. Por esse motivo, busque um especialista e deixe o sedentarismo de lado, combatendo os quadros comuns na terceira idade, incluindo a obesidade.

Para os jovens e adultos, a obesidade já requer um maior cuidado. Para quem está na terceira idade é preciso ter atenção redobrada, devido ao desgaste natural do tempo, o que deixa o corpo de um idoso mais frágil e vulnerável. E, como consequências da obesidade, as chances de ter uma doença mais grave são ainda maiores.

Não deixe a prática de exercícios para amanhã e comece hoje mesmo a se movimentar, sua saúde agradece!

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