Importância da Fisioterapia para a Cirurgia Bariátrica

Importância da Fisioterapia para a Cirurgia Bariátrica

O processo de Cirurgia Bariátrica envolve cuidados importantes na fase de recuperação, para evitar complicações e alcançar resultados melhores com a operação. Por isso, uma das principais indicações é contar com auxílio de um especialista em Fisioterapia, cuja função é amenizar as complicações musculares e evitar dores ou problemas respiratórios no pós-cirúrgico.

Toda a cirurgia conta com seu grau de risco, porém, a Cirurgia Bariátrica possui maior necessidade de cuidados, pois o processo popularmente conhecido como redução do estômago causa grande impacto na respiração e também nas relações cardiovasculares.

Fisioterapia

É muito comum as pessoas que fazem cirurgia de redução de estômago procurarem por auxílio de um fisioterapeuta, para melhorar as condições de recuperação.

A fisioterapia é importante no processo de redução de complicações respiratórias pós-operação, fazendo com que haja redução de quadros perigosos como embolias e tromboses.

O ideal é trabalhar a composição corporal inteira, para, além de garantir melhores resultados, recuperar as funções elásticas da pele como um todo, evitando a flacidez. Além disso, o tratamento de fisioterapia irá proporcionar a reabilitação dos músculos localizados na região do púbis e cóccix.

O fisioterapeuta deve acompanhar o paciente desde o processo pré-operatório, e sua função é garantir o conforto e a movimentação normal dos músculos. Quando finalizada a Cirurgia Bariátrica, os procedimentos fisioterápicos serão estipulados a partir da recuperação e progresso do paciente. visando o fortalecimento das cartilagens.

Em que momento se faz necessário a atuação da fisioterapia no processo da Cirurgia Bariátrica?

O fisioterapeuta atua durante todo o processo: no pré-operatório, preparando o paciente para ser submetido com segurança ao procedimento cirúrgico; logo após a cirurgia, restabelecendo as funções respiratórias e realizando exercícios para prevenção de tromboses. Esse profissional auxilia também na saída do sedentarismo e início das práticas esportivas e atividades físicas, bem como na reabilitação postural, reabilitação do períneo e melhora da estética facial e corporal. No geral, participa de todo o processo desde o pré-operatório até o pós-operatório das cirurgias plásticas estéticas e reparadoras.

Qual a principal finalidade da fisioterapia antes da cirurgia, em relação à respiração do paciente?

Conforme o aumento do IMC, as complicações referentes à respiração são mais evidentes. O acúmulo de gordura ao redor do tórax, a fraqueza dos músculos respiratórios, quadro de bronquite e asma, tabagismo e apneia do sono, potencializam essas complicações..

A finalidade do profissional fisioterapeuta é melhorar as condições da respiração (mecânica respiratória) para que os pacientes sejam submetidos com maior segurança à realização da cirurgia. Há a necessidade de melhorar a expansão dos pulmões, recuperar a força da musculatura respiratória e também aumentar os níveis de oxigenação antes da cirurgia.

Relação entre Cirurgião e Fisioterapeuta

A relação entre cirurgião e fisioterapeuta deve ser segura e funcional para o processo inteiro, desde a preparação do profissional de fisioterapia até o procedimento da Cirurgia Bariátrica.

Recuperação

Um paciente que passou pelo processo de Cirurgia Bariátrica pode ter a recuperação completa no período de seis meses a um ano, contanto com uma porcentagem de até 40% de redução do peso inicial.

É comum os pacientes se queixarem de dores abdominais e náuseas durante o período de recuperação, uma vez que o processo cirúrgico é muito intenso e pode acarretar essas pequenas complicações. No período de recuperação, será estabelecida uma dieta que será fundamental para concluir o tratamento com ótimos resultados.

A Clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim, clínica de cirurgia do aparelho digestivo no Rio de Janeiro, conta com uma equipe preparada para melhor atender e compreender cada caso individualmente. Agende uma consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *