A importância do acompanhamento do profissional de psicologia no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica

A importância do acompanhamento do profissional de psicologia no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica

Como já citado algumas vezes em nossos blog, o paciente que decide se submeter à cirurgia de redução de estômago precisa de um acompanhamento profissional que pode durar até dois anos. E, dentre os que se envolvem com o bem-estar do paciente, está o profissional de psicologia. Mas o que um psicólogo pode fazer para a melhoria da qualidade de vida do paciente?

Como a psicologia pode ajudar a quem quer fazer uma cirurgia bariátrica?

O psicólogo vai poder aplicar um acompanhamento preventivo e educativo, que vai servir para que o paciente fale sobre as suas dificuldades e compulsões alimentares, seus desafios e desejos, assim como melhorar quadros de insegurança e baixa autoestima em relação à cirurgia de redução de estômago. No período pré-operatório, é o psicólogo que vai ajudar a controlar a ansiedade e os medos do paciente.

Também é importante que o paciente exponha suas expectativas em relação ao resultado final com a cirurgia, para que o psicólogo possa trabalhar em torno do que o paciente diz e passar as devidas orientações.

E por que continuar visitando o psicólogo depois da cirurgia?

É importante que o paciente volte a visitar o seu psicólogo especializado em bariátrico para se verificar como está a adaptação à sua nova realidade. Desta forma, é possível saber quais são as suas principais realidades e fraquezas que o paciente desenvolveu na sua primeira fase pós-cirúrgica.

Também é importante que o paciente visite seu psicólogo pois ele vai também orientar sobre alguns hábitos que estão diretamente relacionados ao psicológico, como a sua nova velocidade alimentar (a ansiedade e a lembrança de como o paciente se alimentava anteriormente são influenciados com isso).

Depois da cirurgia, também podem acontecer episódios de tristeza, arrependimento da cirurgia, medo, saudade da comida (afinal, o paciente vai comer bem menos do que comparado a antes) e até uma certa relação de amor e ódio com o alimento. Isso só evidencia ainda mais a necessidade do acompanhamento do profissional de psicologia nestes casos.

Psicólogo especializado em cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro

Se você pensa em realizar a cirurgia bariátrica e procura um psicólogo especializado para o seu caso, venha conversar conosco na clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim, clínica de cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro. A nossa clínica possui uma equipe médica composta não só com cirurgião e psicóloga, mas também com nutricionista e endocrinologista. Teremos total satisfação em lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *