A importância do acompanhamento multidisciplinar para cirurgia bariátrica e metabólica

A importância do acompanhamento multidisciplinar para cirurgia bariátrica e metabólica

A cirurgia Bariátrica e Metabólica não é voltada para fins estéticos, tendo como objetivo a melhora de doenças e qualidade de vida. Por esse motivo, alguns pré requisitos e cuidados são necessários para a realização do procedimento. Um deles é o acompanhamento multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas que irão avaliar todas as particularidades do caso.

O que é e como funciona acompanhamento multidisciplinar?

Como o objetivo da cirurgia Bariátrica e Metabólica vai além da perda de peso, ter o acompanhamento de uma equipe de múltiplos profissionais é fundamental para o controle de outras doenças como, por exemplo, diabetes, colesterol e problemas cardiovasculares. Eles também garantem e ajudam a prolongar todos os benefícios pós-operatórios.

Portanto, quando a pessoa tem de fato a indicação para a realização da cirurgia, inicia-se uma série de avaliações e exames para saber todos os detalhes do caso e poder agir da maneira mais assertiva possível, garantindo os melhores resultados para a saúde e bem estar do paciente. Nesse momento, além do cirurgião, começam a atuar profissionais da área de psicologia, endocrinologia, cardiologia, fisioterapia, nutrição e muito mais, com o objetivo de analisar de maneira completa todo quadro comportamental.

Em entrevista para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o cirurgião Dr. Roberto Rizzi disse que antes de realizar o procedimento, o paciente precisa conhecer todos os aspectos do pré e pós-operatórios, que incluem outros profissionais além do cirurgião. “É importante, antes de uma caminhada, que a gente conheça por onde a gente vai passar.”

Ele ainda garante que a equipe precisa estar presente durante todo o processo, afinal eles farão o paciente entender tudo que está acontecendo de maneira mais fácil. “Cada paciente vai encontrar e se sentir melhor com um membro da equipe multidisciplinar. A chance da gente conseguir trazer o paciente para dentro do projeto com pessoas diferentes é muito boa”, disse.

Benefícios desse acompanhamento

Além de tudo que já citamos até agora, como o controle de doenças, auxílio durante o processo cirúrgico e inúmeros outros benefícios, a equipe multidisciplinar também ajuda no controle do peso, após o procedimento. São eles que orientam toda prática alimentar e exercícios físicos que devem ser cumpridos por quem passou pela cirurgia. Também são eles que monitoram regularmente os efeitos e as reações do organismo do paciente.

Segundo a SBCBM, cerca de 10% a 15% dos pacientes podem ter aumento de peso um tempo após a realização da cirurgia e a maioria desses casos se dá devido a falta de orientação por parte de uma equipe de múltiplos profissionais. Mesmo que esse aumento não seja a volta da obesidade mórbida, se não for acompanhado de perto, pode trazer novamente à tona as doenças associadas ao sobrepeso. Por esse motivo, é importante seguir as indicações médicas que irão atuar na prevenção desses problemas.

Clínica Dr. Canarim

Na Clínica do Dr. Canarim você encontra profissionais das mais diversas áreas para te dar todo suporte e orientação na hora de realizar a cirurgia Bariátrica e Metabólica. Além disso, passa por uma avaliação cuidadosa e criteriosa, por parte de toda equipe, com intuito de entender as necessidades do seu caso, visando oferecer os melhores resultados.

O Dr. Canarim é cirurgião, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e conta com vasta experiência nesse tipo de procedimento. A clínica atua há mais de 20 anos atendendo pacientes com doenças e problemas do aparelho digestivo, devolvendo saúde e bem-estar. Agende uma consulta!