Hidratação pode ser o segredo para o bom funcionamento do intestino

Hidratação pode ser o segredo para o bom funcionamento do intestino

A água é uma substância essencial para a nossa sobrevivência. Não é à toa, já que ela compõe 60% do nosso corpo. Além de melhorar a aparência da sua pele, regular a temperatura do seu corpo e evitar dores de cabeça, hidratar-se regularmente com água garante ainda o bom funcionamento do seu intestino.

Passar muito tempo sem ir ao banheiro não é uma das coisas mais confortáveis do mundo. Sentir isso ocasionalmente não é um problema, mas se o desconforto vira rotina, é preciso tomar alguma atitude.

Por que a constipação acontece?

Esse desconforto pode ter inúmeras causas, tanto emocionais quanto físicas, mas a principal delas ainda é a alimentação. Quando comemos alguma coisa, o alimento segue pelo sistema digestivo até o intestino, que se movimenta para empurrar o bolo alimentar e extrair dele os nutrientes. Se a alimentação for pobre em fibras e água, essa movimentação fica mais difícil e o organismo absorve água em excesso, tornando as fezes secas.

Como evitar a prisão de ventre?

Seria ótimo se o bom fluxo intestinal dependesse apenas do consumo de água, mas essa não é a realidade. A prisão de ventre acontece por um séries de hábitos nada saudáveis: desidratação, baixo consumo de fibras, ausência de atividades físicas, uso constante de laxantes, etc.

As fibras têm o poder de aumentar o bolo fecal, acelerar o tempo de digestão e reter água, o que torna as fezes mais macias e fáceis de expelir. Para um adulto, recomenda-se a ingestão de 25 a 30g de fibras todos os dias, e o consumo de 2 a 3 litros de água. Se o consumo de fibras insolúveis for muito maior do que isso, você corre o risco de ficar com o intestino ainda mais preso. Você consegue encontrar a quantidade de fibras necessárias para o bom funcionamento do intestino em grãos integrais, farelo de trigo, soja, centeio e verduras. Melancia, mamão e ameixa possuem boas quantidades de líquidos e fibras, e também são ótimas opções.

Exercícios físicos também são importantes, então se você está sedentário, é hora de começar a se movimentar. Atividades de trinta minutos, três vezes por semana, já fazem uma diferença gigante.

Um nutricionista pode te ajudar a regular o intestino

Essas dicas podem te ajudar a melhorar a relação com seu intestino, mas é importante lembrar que o corpo de cada pessoa funciona de um jeito diferente, e o cotidiano de cada um é uma grande variável. Um nutricionista pode guiar você no caminho mais saudável, criando uma dieta e fazendo um acompanhamento especialmente para o seu corpo e estilo de vida.

Na Clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim, clínica de cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro, você encontra apoio nutricional, a fim de lhe dar as melhores dicas e alertas para atingir seus objetivos – e mantê-los – da melhor maneira possível. Entre em contato e venha conversar conosco!

    • Boa noite Priscila,
      Não sei te dizer sobre a influência da temperatura da água , mas possivelmente o benefício se dê pela hidratação adequada.

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