Quais hábitos atrapalham quem quer emagrecer?

Chegamos a 2021 e em todo começo de ciclo, fazemos planos, promessas e traçamos alguns objetivos. Entre eles, algumas pessoas têm o desejo de emagrecer, entrar em forma e ter uma vida mais saudável. 

 

Contudo, alguns hábitos acabam impedindo que esta meta seja alcançada. Neste blog, iremos listar alguns deles. Vamos juntos? 

Guloseimas x poucas frutas

Durante a semana, o que é mais presente em sua rotina: guloseimas em geral (biscoitos, balas, salgadinhos, etc) ou uma fruta? A resposta para a sua dificuldade no emagrecimento pode estar justamente no fato de saborear tantas “tentações” ao longo do dia. 

O problema pode ser maior ainda para quem está trabalhando em regime de home office, e passa o dia inteiro perto de tudo aquilo que ama comer. 

Entre as refeições, substituir os docinhos por uma fruta como o damasco, por exemplo, pode ajudar tanto em termos de saciedade como também com desejo de curtir uma sobremesa. Maçã e goiaba também são excelentes opções. 

Cervejas e refrigerantes

Com o clima mais quente, muitos não conseguem resistir a cervejas e refrigerantes bem geladinhos. 

Os dois possuem alto valor calórico, porém, o álcool da cerveja é quase tão calórico quanto uma gordura. Além disso, as duas bebidas não contribuem com nutrientes importantes para a saúde. Muito pelo contrário, são super nocivos. Deste modo, o consumo excessivo das duas bebidas é bastante prejudicial à saúde e atrapalha bastante quem deseja emagrecer.

Sedentarismo

O sedentarismo é outro problema que vem afetando as mais diversas faixas etárias. Levantamento da OMS realizado em 2019 mostrou que 46% da população brasileira é sedentária. Devido a pandemia provocada pelo Coronavírus, os números atuais podem ser ainda maiores. Mesmo com as restrições que estamos enfrentando em diversas partes do país, manter-se em movimento é essencial para o organismo. 

Deste modo, realizar pausas no trabalho para se alongar, praticar caminhadas no próprio condomínio ou em espaços públicos, sempre evitando aglomerações, utilizando máscara e respeitando o distanciamento social faz muito bem para o corpo, favorece quem deseja emagrecer e também a mente.

Não ter horários determinados para comer

Manter uma alimentação desregrada também no que diz respeito aos horários prejudica o metabolismo e também favorece o ganho de peso

Em alguns, o período de jejum prolongado pode disparar compulsões alimentares ou aumentar o desejo por alimentos mais calóricos. Deste modo, a rotina alimentar deve estar adequada às necessidades de cada um. Um nutricionista pode ajudar neste processo e garantir o equilíbrio ao organismo e facilitar o emagrecimento

Tédio e ansiedade

Ambos podem agir como gatilhos mentais que fazem com que a pessoa deseje comer mais do que deveria ou precise. Às vezes nos sentimos desanimados durante o dia, e logo corremos para petiscar alguma coisa. O mesmo ocorre quando estamos ansiosos por conta de algum problema ou situação, e buscamos a recompensa e o prazer na comida. 

De vez em quando, saborear aquele prato especial de que tanto gostamos, mesmo que seja um pouquinho mais calórico, não é um problema. Entretanto, quando isto se torna um hábito recorrente, é hora de repensarmos nossos hábitos e buscarmos a mudança. 

Conclusão 

O objetivo deste blog foi apresentar alguns dos hábitos que podem dificultar o emagrecimento. Se um deles ou mesmo todos fazem parte da sua vida, faça um esforço para mudar isso. O começo nunca é fácil, mas ter maior disposição e qualidade de vida vale muito a pena. Pense nisso! 

Sobre a Clínica Dr. Canarim 

A Clínica Dr. Carlos Canarim, especializada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Rio de Janeiro, fica situada na Barra da Tijuca e possui um corpo clínico completo para auxiliar seus pacientes, incluindo a orientação de psicóloga e nutricionista.

Saiba mais acessando o nosso site neste link!