Festas de fim de ano: cuidado com os exageros!

Festas de fim de ano: cuidado com os exageros!

Com 2020 se encerrando, é natural já sentirmos água na boca pensando nas delícias preparadas para as ceias de fim de ano. No entanto, é importante não descuidar da saúde e evitar exageros. 

 

Por isso, aqui estão algumas dicas que você pode implementar em sua casa este ano. Vamos lá?

 

1) Mantenha a rotina da alimentação: 

 

Sabemos que o dia de preparação das ceias pode ser bastante corrido. Sempre falta algum ingrediente que não pode ficar de fora, temos mais familiares em casa, entre outras questões! Por isso, muitas pessoas, sem querer ou não, acabam “guardando espaço na barriga” para o jantar, comendo pouco ou nem isso por várias horas. 

 

No entanto, esta atitude não é nem um pouco saudável. Busque se alimentar ao longo do dia, optando por refeições mais leves, além de não esquecer a hidratação, especialmente para quem consome bebida alcoólica. 

 

2) Cuidado desde o preparo

 

Na hora de preparar os pratos principais, é fundamental dar preferência a temperos naturais, fugindo de produtos ultra processados e ricos em conservantes. Para tornar as carnes mais macias e saborosas, uma boa pedida é apostar sucos de frutas, especialmente a laranja, que combina super bem com aves. 

 

3) Frutas na mesa 

 

Resistir à sobremesas como chocolates, tortas, pavês, bolos e outras delícias é uma missão quase impossível para muitas pessoas durante as ceias de fim de ano. Contudo, como em quase tudo na vida, o segredo é buscar o equilíbrio. Muitas das receitas típicas deste período do ano levam frutas secas, como ameixas, tâmaras e damasco. Elas são riquíssimas em fibras, o que aumenta a saciedade. Por isso, inclua pelo menos uma delas no menu. 

 

4) Montando o prato

 

Finalmente chegou o momento pelo qual todo mundo esperou, hora da ceia! Nessa hora, é importante montar o prato com sabedoria, são muitas opções! Mesmo com a fartura, não esqueça de equilibrar bem todos os grupos de alimentos: proteínas magras (peru e chester são boas opções), carboidrato, além de legumes e verduras. 

5) Atenção ao álcool

 

Citamos as bebidas alcoólicas lá no primeiro tópico, mas vale reforçar: consuma-as com moderação. Também pela variedade de comidas disponíveis, a dica é importante para evitar indigestões. Ninguém quer ter problemas do tipo em datas tão especiais, não é mesmo? 

Conclusão

 

As festas de fim de ano são um momento de celebração com família e pessoas que amamos. Mais do que refeições, compartilhamos sorrisos e carinho. O objetivo deste blog não é, de maneira nenhuma, tirar a alegria e o prazer de comer, especialmente em uma época tão especial. 

 

A razão do texto é apenas alertar sobre os perigos que os excessos podem trazer ao nosso organismo. Cuide-se e aproveite tudo o que 2021 nos reserva de bom! 

Sobre a Clínica Dr. Canarim

 

A Clínica Dr. Carlos Canarim, especializada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Rio de Janeiro, fica situada na Barra da Tijuca e possui um corpo clínico completo para auxiliar seus pacientes, incluindo orientação de uma nutricionista.

 

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