Exercícios físicos e cirurgia bariátrica: uma parceria de sucesso
Quem recorre a uma cirurgia bariátrica já deve ter tentado, sem sucesso, diversas outras formas de emagrecer. É importante saber que, mesmo com a ajuda cirúrgica, a dieta e a prática de exercícios físicos devem fazer parte da vida do paciente.
É recomendado, tanto antes quanto depois da cirurgia, que o paciente se acostume a realizar atividades físicas. Antes da cirurgia é preciso deixar o corpo mais saudável para que o procedimento tenha menos riscos, e depois, é preciso reeducar o corpo para que ele não volte a engordar.
É preciso fazer exercícios físicos antes da cirurgia bariátrica?
Antes da realização da cirurgia, é indicado que o paciente perca cerca de 5% do seu peso. Essa medida ajuda a melhorar as condições cardiorrespiratórias, deixando a cirurgia mais segura, e reduz a gordura do fígado, facilitando caso o procedimento seja realizado por videolaparoscopia.
Para perder esse peso antes da cirurgia é indicado fazer, além da dieta, atividades na água, como natação e hidroginástica, por oferecerem menos riscos de lesões já que a sobrecarga nas articulações, problema que pessoas obesas enfrentam para realizar qualquer atividade física, é menor. Caminhadas e ciclismo também são indicados, mas dentro do limite de cada paciente.
Quando posso começar a me exercitar depois da cirurgia bariátrica?
Assim que você se sentir pronto. No começo, as atividades precisam ser monitoradas por um fisioterapeuta por, pelo menos, 30 dias. Depois desse tempo a maioria das atividades está liberada, mas é sempre bom perguntar ao seu médico antes de se matricular em uma academia, por exemplo.
Cada paciente é diferente, então é importante definir as atividades físicas de acordo com o seu objetivo e montar um programa com intensidade, periodicidade e duração específicas, levando em conta as possibilidades de cada um.
Quais as atividades mais recomendadas depois de uma cirurgia bariátrica?
É preciso começar devagar, para ir se acostumando com sua nova condição. Opte por uma caminhada, e quando se sentir mais confortável, procure exercícios coordenados como step, por exemplo. Fazer aulas com grupos também pode deixar a recuperação mais divertida.
Por quanto tempo devo continuar com os exercícios?
Durante o resto da sua vida! Mesmo quando você já tiver atingido seus objetivos, é importante continuar praticando exercícios físicos e se alimentando corretamente, para não ganhar todo o peso de novo.
Além disso, exercícios físicos conseguem fazer muito mais do que manter nosso corpo magro:
-
- – Aumentam o colesterol bom.
- – Aumentam o volume de oxigênio sanguíneo.
- – Nos tornam mais resistência à fadiga.
- – Melhoram a capacidade de concentração.
- – Melhoram o humor.
- – Interferem positivamente no nosso desempenho sexual.
- – Melhoram a qualidade do sono.
- – Aumentam a resistência imunológica.
- – Aumentam nossa produtividade no trabalho.
- – Nos dão mais massa muscular e força.
Cirurgia bariátrica com acompanhamento no Rio de Janeiro
O acompanhamento multidisciplinar precisa fazer parte da realidade da pessoa que passa pela cirurgia bariátrica, com suporte especializado de endocrinologista, nutricionista, psicólogo e educadores físicos. Todos esses profissionais você encontra na Clínica do Dr. Carlos Eduardo Canarim, clínica de cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro. Venha conversar conosco e saiba mais.
2 Comentários para "Exercícios físicos e cirurgia bariátrica: uma parceria de sucesso"
Bacana.
Gostei.