Entenda as funções de cada grupo alimentar

Entenda as funções de cada grupo alimentar

É comum ouvirmos por aí a seguinte frase: “você é o que você come”. Apesar de repetitiva, a frase serve para mostrar a importância de uma boa alimentação, e como isso pode refletir na nossa saúde. 

 

Por isso, celebrando o Dia Mundial da Alimentação, vamos abordar a função de cada um dos grupos alimentares e os benefícios que trazem para o organismo. Aproveite a leitura!

 

Carboidratos

Fazem parte da base da chamada “pirâmide alimentar”. Do grupo, fazem parte as massas e cereais que estão presentes em nosso dia a dia: pães, massas, aveia, trigo, entre outros. São fundamentais como fonte de energia e contém fibras que contribuem para a digestão. 

Legumes e vegetais

 

O grupo alimentar merece destaque e deve ser consumido em boas quantidades diárias. São altamente nutritivos, contendo inúmeras vitaminas e minerais e contribuem para todo o organismo, da pele, o maior órgão do corpo humano, passando pelo coração e também pelo sistema imunológico. A boa notícia é que costumam ser bastante versáteis, podendo ser consumidos de diversas formas. 

Por isso, explore a criatividade na cozinha e inclua-os na sua lista de compras e rotina alimentar. 

Frutas

Outro grupo alimentar que precisa fazer parte da sua vida! As frutas devem ser consumidas por também serem ótimas fontes de vitaminas e minerais, além de apresentarem ação antioxidante. Merecem destaque as frutas cítricas (limão, laranja, acerola, kiwi, etc) e também as vermelhas, como o morango. 

Leite e derivados

O laticínios são ricos em cálcio, o que contribui para fortalecer os nossos ossos. Entretanto, existem pessoas que são alérgicas à proteína do leite e para elas, devem ser pensadas em alternativas para a alimentação. Contar com o suporte de um nutricionista certamente pode ajudar. 

Proteínas

Uma dieta equilibrada precisa contar com a presença de proteínas, pois elas são essenciais para o pleno funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso. Proteínas animais (peixe, frango, ovos e carnes) e vegetais (feijões, ervilha, grão de bico, lentilha) se destacam neste quesito.

Leguminosas e oleaginosas

O grupo é extenso e dele fazem as proteínas vegetais que citamos no tópico anterior e várias outras! Merecem destaque por conterem ótimas quantidades de ferro, prevenindo a anemia e também dando a sua contribuição para oxigenar o sangue. Para completar, ainda ajudam a aumentar a chamada “gordura boa”, o HDL. 

Óleos e gorduras (atenção!)

Sim, óleos e gorduras também têm função em nosso organismo! Eles contribuem para transportar as vitaminas de complexo B, além de serem boas fontes de energia. Contudo, como se sabe, devem ser consumidos de forma moderada, por serem calóricos e podem aumentar o chamado “colesterol ruim” (LDL).

Doces e açúcares

 

Essas tentações que muitos não dispensam são muito pouco nutritivas e altamente calóricas, podendo trazer prejuízos quando consumidas em excesso. Muitos também contém conservantes e outros aditivos químicos que são altamente nocivos. Deste modo, aprecie com moderação.

 

Conclusão

 

O objetivo deste post foi apresentar a divisão dos grupos alimentares e a função de cada um deles. Agora que você já entende o melhor assunto, busque manter uma dieta equilibrada para se manter saudável! 

 

Sobre a Clínica Dr. Canarim

 

A Clínica Dr. Carlos Canarim, especializada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Rio de Janeiro, fica situada na Barra da Tijuca e possui um corpo clínico completo para auxiliar seus pacientes, incluindo orientação de uma nutricionista.

 

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