Diferenças entre avaliação psicológica, acompanhamento bariátrico e psicoterapia

Diferenças entre avaliação psicológica, acompanhamento bariátrico e psicoterapia

A preparação para uma cirurgia bariátrica é mais longa do que as pessoas imaginam. Para se ter uma ideia, é indicada a quem pretende se submeter ao procedimento a redução de 5% do peso antes da operação. Esse e outros fatores podem atrasar um pouco a realização da cirurgia.

Uma fase do pós-operatório que às vezes pode ser subestimada pelos pacientes, mas é de extrema importância, é o acompanhamento psicológico. Muitas vezes por medo do psicólogo tentar convencê-lo a não fazer a cirurgia, ou por pressa em realizar o procedimento, o paciente de uma cirurgia bariátrica às vezes não leva a sério esse momento, mas o corpo como você conhece está prestes a mudar radicalmente e sua mente precisa se preparar para o resultado.

Avaliação psicológica

A avaliação psicológica serve para garantir que o paciente está mentalmente saudável para realizar a cirurgia, e também para passar por todo o processo de mudança necessário depois dela. Nessa avaliação pré-operatória, é preciso dar ao paciente orientações sobre o que ele precisa fazer para otimizar os resultados da cirurgia para a vida toda, e sobre os cuidados necessários para que ele não volte a engordar.

Acompanhamento

A relação com a Psicologia não deve terminar após a avaliação psicológica no pré-operatório. Na verdade, o ideal é que ela se estenda durante todo o processo de emagrecimento do paciente. Para esse acompanhamento, existem duas alternativas:

Acompanhamento psicológico bariátrico

Uma forma de adaptar o paciente à sua nova vida, o acompanhamento bariátrico consiste em encontros mensais para resolver questões sobre os resultados da cirurgia, e entender melhor as próximas etapas do processo de emagrecimento.

Psicoterapia

Se o médico ou o paciente sentirem a necessidade de encontros mais constantes, a psicoterapia pode ser a melhor opção. Esse formato de acompanhamento ultrapassa a cirurgia bariátrica e se propõe a tratar outras questões da vida do paciente, como uma sessão de terapia comum.

Cirurgia bariátrica com acompanhamento psicológico no Rio de Janeiro

Na Clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim, clínica de cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro, nós levamos o acompanhamento psicológico a sério. A psicóloga Camila, que faz parte da nossa equipe, possui experiência na área e terá muita satisfação em bater um papo com você. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *