Diabetes e os tratamentos indicados

Diabetes e os tratamentos indicados

O diabetes é uma doença causada pela ausência ou produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, esse é o hormônio que mantém os níveis de glicose nos patamares saudáveis e desejados em nosso organismo. Atualmente, mais de 13 milhões de pessoas no Brasil possuem diabetes.

Existem os seguintes tipos de diabetes:

 

  • Diabetes tipo 1;
  • Diabetes tipo 2;
  • Diabetes gestacional;
  • Diabetes infantil.

 

O que é diabetes tipo 1 e qual o tratamento?

É um tipo de diabetes de causa desconhecida, que costuma aparecer na infância ou adolescência. Pode ser prevenida ou retardada com hábitos saudáveis de vida, como dieta balanceada e prática de atividade física.

É um tipo de diabetes hereditário. Pessoas que possuem casos na família devem fazer o rastreio através de uma consulta com um especialista. O tratamento de diabetes tipo 1 é feito com aplicação de insulina todos os dias, assim é possível manter os níveis de insulina no sangue dentro do desejado.

O que é diabetes tipo 2 e qual o tratamento?

Este tipo de diabetes é, na maioria dos casos, adquirido e está associado às pessoas com hábitos alimentares inadequados, sedentárias e obesas. Mais de 90% das pessoas diagnosticadas com a doença possuem diabetes tipo 2.

No diabetes tipo 2, a insulina produzida não é utilizada adequadamente pelo corpo. É uma doença mais comum em adultos e pode ser controlada com dieta, atividade física e medicação.

Em alguns casos, o tratamento pode evoluir para aplicação de insulina ou a cirurgia bariátrica e metabólica, que é um dos métodos mais eficazes para o controle da doença, e conta com 3 procedimentos principais: os restritivos, disabsortivos e mistos, que variam de acordo com a necessidade de cada paciente.

O que é diabetes gestacional e qual o tratamento?

O diabetes gestacional acontece durante a gravidez e é temporária. Na gestação, a mulher apresenta níveis elevados de açúcar no sangue, mas em índices que não são suficientes para o diagnóstico de diabetes tipo 2.

Os exames de diabetes fazem parte do pré-natal. Aproximadamente 4% das gestantes apresentam diabetes durante a gravidez.

O tratamento, caso o diagnóstico seja confirmado, é com mudanças de hábitos alimentares, prática de atividade física, medicação e injeção de insulina.

O que é diabetes infantil e qual o tratamento?

As crianças podem apresentar diabetes tipo 1 e tipo 2. Manter uma alimentação balanceada, livre de açúcar e gorduras saturadas, evitar alimentos industrializados e ter uma vida ativa, com exercícios físicos, ajuda a prevenir o diabetes , doença mais comum em crianças sedentárias e obesas.

Medir os índices de açúcar no sangue é importante para o tratamento

Faz parte do tratamento para diabetes medir o índice de glicose no sangue diariamente. Para isso, é necessário usar um aparelho chamado glicosímetro. Nele, em uma fita específica, o paciente coloca uma gota de sangue. Assim, é possível saber a concentração exata de glicose no sangue.

Nem todos os pacientes com diabetes precisam fazer o tratamento com injeção de insulina. Muitos pacientes conseguem controlar os níveis de glicose no sangue através de uma dieta com restrição de carboidrato, além da realização regular de atividade física e mudança no estilo de vida.

O problema é que o diabetes, em seu início, costuma ser uma doença assintomática e muitos pacientes, por não sentirem nada, não fazem o tratamento recomendado pelo médico e evoluem para a aplicação de insulina. Uma vez neste estágio, por se tratar de uma doença crônica e incurável, é impossível retroceder.

Em alguns casos, o médico pode recomendar o tratamento com medicamentos mais modernos, que podem atrasar a evolução da doença, para que o paciente não tenha que fazer aplicações diárias de insulina. Porém, cada caso precisa ser analisado minuciosamente pelo médico.

É importante ressaltar que pessoas com diabetes precisam se conscientizar dos riscos inerentes à doença. Quando o quadro não é controlado, existe o risco de complicação crônica, com a ocorrência de lesão renal, retinopatia diabética, cegueira, problemas vasculares, entre outros problemas graves. Converse com um especialista e faça o correto tratamento do diabetes!

A Clínica Dr. Carlos Canarim, clínica especializada em cirurgia bariátrica e metabólica no Rio de Janeiro, conta com acompanhamento multidisciplinar para proporcionar a cada paciente um atendimento especial e específico para o seu caso. Agende a sua consulta!