Como os rótulos dos alimentos podem ajudar na sua dieta?

Para quem está em fase de emagrecimento, independentemente do desejo de fazer ou não uma cirurgia bariátrica, a dieta é uma das coisas mais importantes (se não, a mais importante) a seguir corretamente, a fim de chegar ao objetivo final no menor tempo possível. E num mundo onde cada vez mais os alimentos apenas dão a ilusão de serem saudáveis sem necessariamente sê-lo de fato, é importante ficar de olho em pequenas pistas que os rótulos dão, a fim de não cair em armadilhas e, o mais importante de tudo, não acabar desandando com a dieta. Saiba de que maneira os rótulos podem ajudar?

Rótulos dão dicas sobre o que há na maior parte da composição do alimento

Por mais que isso já seja amplamente divulgado por aí, é sempre importante reforçar que ler a tabela nutricional dos alimentos é essencial para quem está em uma dieta. Nela, há informações sobre quantidade de gorduras, açúcares, sódio e outros nutrientes que precisam ser evitados por quem deseja diminuir o peso. Assim como a quantidade de proteínas e vitaminas, se o alimento contiver uma quantidade significativa destas substâncias.

Mas, além disso, existem outras formas de saber qual a proporção dos ingredientes que compõem o alimento em questão. Por exemplo, no rótulo, procure a lista de ingredientes e veja quais são os que aparecem primeiro. Isso porque a lista sempre é escrita em ordem decrescente. Logo, os que aparecem primeiro estão em maior quantidade.

Se um produto tem o açúcar como primeiro item da lista, por exemplo, isso significa que o açúcar é a sua base, como é o caso de achocolatados, por exemplo. E atenção: o açúcar pode ser representado por outros termos, como “sacarose”, “glicose” e “açúcar invertido”.

Não se deixe enganar pelas porcentagens

Voltando a falar sobre a tabela nutricional, um dado que causa muita confusão é o percentual dos valores diários, que aparece no canto direito. Como essa informação normalmente é apresentada baseando-se numa pessoa saudável, que tem uma dieta diária de aproximadamente 2.000 kcal, ela não representa a realidade de quem está em dieta de emagrecimento e necessita de nutrientes em uma quantidade diferente do apresentado ali. Portanto, concentre-se na quantidade em gramas de cada nutriente e no quanto isso representa na sua dieta diária.

Projeto de lei pretende diferenciar embalagens para alimentos gordurosos e industrializados

Para facilitar a vida de quem precisa fugir desses alimentos nocivos à saúde, além de diminuir a obesidade no Brasil, o atual presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, João Caetano Marchesini, apresentou um projeto de lei no Paraná que, futuramente, pode servir de modelo para todo o Brasil.

Com embasamento científico, o projeto determina que as embalagens venham com selos de identificação diferenciados, que sirvam para mostrar, a partir dos níveis de açúcares, gorduras, sódio e fibras, quando um alimento está saudável ou quando precisa ser consumido com atenção. Isso vai ajudar a população a fazer escolhas adequadas.

Não comece uma dieta sem falar antes com seu nutricionista

Apesar destas dicas de como escolher alimentos corretamente, é importante antes de tudo consultar um nutricionista para saber quais alimentos são os mais ideais para você. Só um profissional da área poderá lhe recomendar uma dieta com a qual você consiga atingir os seus objetivos de forma saudável e sem sustos.

Na Clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim, clínica de cirurgia bariátrica e metabólica, você encontra apoio nutricional, a fim de lhe dar as melhores dicas e alertas, para você conseguir atingir seus objetivos – e mantê-los – da melhor maneira possível. Entre em contato e venha conversar conosco. Saiba como podemos te ajudar.

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