Como o psicólogo ajuda no emagrecimento?

Como o psicólogo ajuda no emagrecimento?

Emagrecer não é uma tarefa fácil. Para alguns, pode ser menos difícil, mas nunca é algo que se faz sem sacrifício. Se não fosse por isso, não haveria tantas pessoas se sentindo frustradas por não conseguir cumprir todos os processos que levam ao emagrecimento. Por isso, hoje você vai entender como o psicólogo ajuda no emagrecimento.

Emagrecer também exige preparo da mente, e não só dieta ou exercícios físicos. Mas, para compreender melhor isso, vamos entrar em detalhes. Confira a seguir!

Como o psicólogo contribui para o emagrecimento

Emagrecer, como já foi dito, nunca é fácil. Você toma a decisão de que precisa perder peso e começa todo o processo para mudar seus hábitos.

Muitos passam no mercado, fazem compras de alimentos saudáveis, preparam suas refeições da semana, se matriculam na academia ou compram roupas para se exercitarem nos parques e praças por aí. Até então, tudo ótimo, mas já no terceiro dia da rotina, começam a burlar as regras que estabeleceram para si mesmos.

Três dias não é uma regra, pode ser uma semana ou mesmo duas. Fato é que algumas pessoas sempre acabam não seguindo a rotina de dieta e exercícios que tanto queriam para conseguir emagrecer. O problema nesse caso é com a mente!

Busque mais equilíbrio

Um psicólogo vai te ajudar a ter mais equilíbrio. Ele pode te fazer compreender que nem sempre é preciso ser regrado. Você pode se permitir comer o que gosta de vez em quando, ou mesmo tirar um dia para ficar na cama o tempo todo e não se exercitar.

Quando exigimos muito de nós mesmos, a tendência é que fiquemos cansados mais rápido daquela situação, e nosso cérebro vai tentando escapar daquilo de qualquer maneira, o que põe a perder tudo o que você conquistou, ainda que seja só em três dias.

Por isso, tenha calma. Fale com um psicólogo semanalmente, explique sua rotina, conte o que está acontecendo.

Ansiedade atrapalha

A ansiedade é uma síndrome psicológica que causa muitos problemas na vida das pessoas, e é um problema bem característico das últimas gerações, que vivem correndo por aí devido à rotina acelerada.

E a ansiedade também é inimiga do emagrecimento, porque geralmente ela faz as pessoas comerem mais do que precisam. Para controlar os anseios, um snack, um hambúrguer, um café aqui, um refrigerante ali. Podem parecer pequenas coisas, mas se juntas ao longo do dia, não te deixam emagrecer de jeito nenhum.

Por isso, a ajuda de um psicólogo é fundamental. Ele vai detectar o seu nível de ansiedade e perceber se ela precisa ser tratada com medicamentos ou com uma simples mudança de hábitos e pensamentos no dia a dia.

Saiba seguir em frente

Cair em tentação de vez em quando é permitido, mas é só de vez em quando mesmo. Muita gente não consegue voltar para a rotina regrada depois de comer um hambúrguer na noite anterior, por exemplo. Abrindo pequenas exceções sempre, você também perde todos os resultados que conquistou.

Um psicólogo pode te ajudar a entender que a disciplina pode ser interrompida de vez em quando, mas que é preciso retomá-la para conseguir alcançar seus objetivos.

E se você comeu mais do que deveria, seja claro com seu psicólogo. Você deve encarar isso como uma chance de acertar e não como um fracasso completo, e um motivo para que você desista de tudo.

Por que você quer emagrecer?

Sua mente também precisa ter bem claro o motivo pelo qual você quer emagrecer. É por uma questão de estética? De saúde e bem-estar?

É importante definir objetivos para que você possa se lembrar do que levou você a mudar os hábitos da sua vida. Isso funciona como um estímulo, e um psicólogo pode ajudar muito durante esse processo.

Para quem precisa se submeter a uma cirurgia bariátrica com o objetivo de redução de peso, o acompanhamento psicológico é de fundamental importância. Aqui na Clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim , você encontra uma equipe multidisciplinar preparada para te acompanhar em todas as etapas do processo de emagrecimento. Agende sua consulta e venha nos conhecer.