Comer à noite provoca ganho de peso?

Comer à noite provoca ganho de peso?

Imagine a cena: já perto do horário de dormir, bate aquela vontade de beliscar algo na geladeira. Você vai até a cozinha, escolhe uma guloseima e volta a assistir sua série ou filme preferido. 

 

Embora pareça uma atividade corriqueira, “visitar” a geladeira já tarde da noite pode ocasionar os tão temidos quilinhos a mais. Neste blog, iremos abordar um pouco deste assunto, além de oferecer algumas dicas para vencer as “tentações” do fim da noite. Vamos lá? 

 

Final do dia e o metabolismo

 

Embora as pessoas sejam diferentes, o nosso relógio biológico tende a operar de maneira mais lenta à medida que anoitece. Com a rotina atribulada, muitas pessoas acabam deixando para comer muito tarde, o que dificulta a queda da pressão arterial comum no fim do dia e também abre espaço para certos excessos, como lanches rápidos, especialmente via delivery. 

 

Em uma situação excepcional, isto não é problema. Entretanto, quando se torna um hábito, pode tornar o indivíduo mais propenso a hipertensão e outros problemas cardíacos. 

 

Dicas para comer melhor

 

Uma alimentação equilibrada, que inclua legumes, frutas e verduras é essencial para a saúde do nosso corpo. Mesmo com as várias atividades do cotidiano, é possível se alimentar bem e garantir mais saúde e bem-estar. Aqui estão algumas dicas:

 

Planeje-se no fim de semana: no período em que estiver em casa, fracione as refeições dos próximos dias. Ter potes ou as famosas marmitas para organizar o congelador ou a geladeira é um ótimo caminho. 

 

Dê atenção ao café da manhã: é comum que algumas pessoas tenham uma certa dificuldade de se alimentar pela manhã. No entanto, simplesmente “pular” a refeição não é o melhor caminho. Consultar um nutricionista para que o profissional entenda a sua rotina e planeje a sua alimentação é um ótimo primeiro passo. 

 

Tenha frutas à disposição: no lugar daquela sua batatinha ou biscoito, tente optar por uma fruta que favorece a digestão: mamão, pêra e maçã são ótimas pedidas. 

 

Conclusão

O objetivo do blog foi apresentar os riscos de exagerar ao comer à noite e também que é viável equilibrar alimentação para que ela seja mais leve e saudável. Com disciplina e determinação, você irá comer e viver melhor. Não deixe para depois!

 

Conheça a Clínica Dr. Canarim

 

A Clínica Dr. Carlos Canarim, especializada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Rio de Janeiro, fica situada na Barra da Tijuca e possui um corpo clínico completo para auxiliar seus pacientes, incluindo a orientação de psicóloga e nutricionista.

 

Saiba mais acessando o nosso site neste link!