Cirurgia bariátrica: os perigos de voltar a engordar

Cirurgia bariátrica: os perigos de voltar a engordar

Para quem vai passar pelo processo cirúrgico, a cirurgia bariátrica é apenas o começo – e não o fim – de uma nova rotina de vida. Uma das armadilhas em que muitos caem sobre esse procedimento é acreditar que, depois da cirurgia, os quilos que foram eliminados não irão voltar.

O reganho de peso pode acontecer de forma “normal e esperada” após 2 ou 3 anos. O corpo “não entende” o que aconteceu e tenta se adequar às alterações, criando novas formas para recuperar o peso perdido.

Para que não haja continuação no reganho de peso, a disciplina em seguir as orientações da nutricionista e da psicóloga, aliada aos exercícios, é fundamental na busca do peso ideal sem prejuízo à saúde.

Novos hábitos e nova mentalidade interferem no sucesso da cirurgia bariátrica

Depois de todo o cuidado no pré-operatório da redução de estômago, dois fatores são fundamentais para um pós-operatório eficiente e seguro: o fator psicológico, que precisa ter continuidade, e os hábitos do dia a dia do paciente para melhorar seu estilo de vida.

Para a mudança na qualidade de vida, é importante evitar, principalmente, colocar a carga emocional na comida e deixar que a ansiedade, a tristeza ou a alegria definam a quantidade que será posta no prato.

O alerta também vale para a velocidade da ingestão dos alimentos, que precisa passar por uma mastigação cuidadosa. Refeições regulares, fracionadas e em pequeno volume são recomendáveis.

É necessário ter cuidado especial com os carboidratos (pães, massas e doces), que são facilmente absorvidos e digeridos, mesmo pelos operados. O excesso de gordura e proteínas devem ser evitados, assim como o consumo excessivo de comidas industrializadas e bebidas alcoólicas, essa última a grande vilã por ter um valor calórico maior que os carboidratos!

O acompanhamento multidisciplinar precisa fazer parte da realidade da pessoa que passa pela cirurgia bariátrica, com suporte especializado do endocrinologista, nutricionista, psicólogo e educadores físicos. Todos esses profissionais você encontra na Clínica do Dr. Carlos Eduardo Canarim, especializada em cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro. Venha conversar conosco e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *