Cirurgia bariátrica: esclareça as principais dúvidas

Cirurgia bariátrica: esclareça as principais dúvidas

A cirurgia bariátrica é segura e proporciona um aumento significativo na qualidade de vida do paciente. No entanto, é comum que pessoas que planejam realizar a operação tenham algumas dúvidas a respeito do tema, especialmente sobre o funcionamento do estômago. 

Pensando nisso, neste texto iremos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá? 

Números da Cirurgia Bariátrica no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza o procedimento, atrás apenas do EUA. De acordo com levantamento feito pela entidade, entre 2011 e 2018 houve crescimento de 85% no número de cirurgias. 

Principais mudanças no estômago

Um dos critérios para a sua indicação é O IMC , o mesmo de qualquer outra técnica bariátrica. É indicado para pacientes com IMC entre 35 – 39.9kg/m2 , com doenças associadas como o diabetes, hipertensão, entre outras e ainda para pessoas com IMC acima de 40 kg/m2, independente de comorbidades.

Outras informações importantes

Uma boa mastigação é importante para qualquer indivíduo. No caso de quem realizou uma cirurgia bariátrica, ela ganha um papel ainda maior, pois o ato contribui para evitar entalos. 

A operação proporciona ainda uma outra vantagem: com a maior saciedade provocada pela redução no volume do estômago, o paciente tem também um benefício metabólico, com a queda na produção de grelina, o hormônio responsável pela fome. 

Conclusão

O objetivo deste texto foi esclarecer com uma linguagem descomplicada as principais dúvidas sobre a cirurgia bariátrica. Se você deseja realizar o procedimento, consulte o seu médico, ele saberá detalhar as etapas necessárias para que tudo aconteça da melhor maneira. 

Sobre a Clínica Dr. Canarim

A Clínica Dr. Carlos Canarim, especializada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Rio de Janeiro, fica situada na Barra da Tijuca e possui um corpo clínico completo para auxiliar seus pacientes, incluindo apoio emocional por meio de psicólogo.  

 

Saiba mais acessando o nosso site neste link!