Cirurgia bariátrica: entenda os principais métodos

Cirurgia bariátrica: entenda os principais métodos

A cirurgia bariátrica restabelece a qualidade de vida de milhares de pessoas, sendo um procedimento seguro e confiável. No entanto, é comum que quem deseja realizá-la tenha dúvidas a respeito dos diferentes tipos de operações e suas principais características. 

Neste blog, nos dedicamos a explicar como funcionam os principais métodos aplicados no Brasil. Boa leitura! 

Gastrectomia vertical

Neste processo, são feitas pequenas incisões no abdômen , nas quais são inseridos tubos e por eles instrumentos para a realização do procedimento no estômago. 

Também é conhecida como cirurgia de Sleeve ou gastrectomia em manga de camisa . Nele, o órgão é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).

O mais comum é que a cirurgia seja feita por videolaparoscopia. O estômago é grampeado de maneira vertical e adquire a forma de um tubo gástrico, ficando bem parecido com uma manga de camisa, por exemplo.

Bypass Gástrico

 

No procedimento, a capacidade do estômago é reduzida a 10% de seu volume a partir de sua união com o intestino delgado por meio de um desvio (desvio=Bypass), realizado através de grampeamento. 

Com um reservatório gástrico menor, o paciente passa a ter uma maior saciedade e consequente perda de peso.

Principais critérios para a realização dos procedimentos bariátricos

O principal deles é o IMC, que também vale para qualquer outra técnica bariátrica. Além disso, pode ser recomendado para pacientes com IMC entre 35 – 39.9kg/m2 que apresentem doenças associadas como o diabetes, hipertensão, entre outras ou para pessoas com IMC acima de 40 kg/m2, independente de comorbidades. 

Vale ressaltar que é imprescindível seguir a dieta recomendada pela nutricionista conforme o tempo de pós operatório.

Números de cirurgias bariátricas vem crescendo no Brasil

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em 2019 foram realizados 68.530 procedimentos, número 7% maior em relação ao ano anterior. Em 2020, os números apresentaram uma queda, o que tem relação direta com o contexto da pandemia de Covid-19. 

 

Conclusão

É o médico especialista que irá orientá-lo a respeito da cirurgia bariátrica mais adequada para cada caso. O diálogo entre o profissional e o paciente serão essenciais durante todas as etapas e contribuirão de forma decisiva para os resultados desejados. 

 

Sobre a Clínica Dr. Canarim

 

A Clínica Dr. Carlos Canarim, especializada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Rio de Janeiro, fica situada na Barra da Tijuca e possui um corpo clínico completo para auxiliar seus pacientes, incluindo a orientação de psicóloga e nutricionista.

 

Saiba mais acessando o nosso site neste link!