Cirurgia bariátrica: como é a primeira consulta?

Cirurgia bariátrica: como é a primeira consulta?

A cirurgia bariátrica representa uma transformação radical na vida de um paciente. Por isso, a preparação para o exame faz toda a diferença. Neste blog, vamos falar sobre o que o indivíduo deve esperar da primeira consulta. Aproveite a leitura.

Foco na informação

Na primeira consulta, o foco é em esclarecer dúvidas dos pacientes e entender a sua trajetória, o que o levou a buscar a cirurgia. Por isso, estabelece-se um diálogo onde diversos tópicos são abordados, tais como:

  • Luta contra a obesidade: há quanto tempo o paciente luta contra o problema. 
  • Possíveis doenças associadas: hipertensão, diabetes, colesterol, etc. 
  • Como isso tem impactado a sua autoestima e interações sociais

Critérios para a realização da cirurgia

Outro ponto importante da consulta é o encaminhamento para exames que servirão para o médico verificar se o paciente está apto para a operação e quais cuidados deverá tomar durante o processo. Entre os requisitos para a cirurgia bariátrica, podemos citar:

 

  • Ter o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m².

 

  • Ter comorbidade associadas, como: apneia do sono, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana e osteoartrites.
    não ser usuário de drogas ilícitas;

 

  • Apresentar quadro de obesidade estável por um período mínimo de dois anos, após tentados outros tratamentos clínicos sem resultados satisfatórios;
    Não ser alcoólatra nem usuário de drogas ilícitas;

A importância do apoio multidisciplinar

Além de toda a conversa com o cirurgião, é importante que o paciente tenha um apoio multidisciplinar, seja antes ou após a realização da cirurgia. Neste sentido, contar com nutricionista e psicólogo pode ser essencial para uma adaptação a este novo momento da vida, para que o mesmo possa se enxergar e entender o que a transformação significa em sua vida.

O objetivo deste blog foi esclarecer sobre o que esperar na primeira consulta para realizar uma cirurgia bariátrica, além de oferecer outras informações sobre os passos seguintes. Se você deseja realizar a operação, busque um especialista para conversar sobre o assunto.

Sobre a Clínica Dr. Canarim

A Clínica Dr. Carlos Canarim, especializada em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Rio de Janeiro, fica situada na Barra da Tijuca e possui um corpo clínico completo para auxiliar seus pacientes, incluindo a orientação de psicóloga e nutricionista.

Saiba mais acessando o nosso site neste link!