Alimentos que deixam seu intestino mais saudável

Alimentos que deixam seu intestino mais saudável

É papel dos intestinos extrair e absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos, por isso é necessário deixá-los bem saudáveis para que não sofram com prisão de ventre, irritações ou inflamações.

Nenhum remédio é tão efetivo para limpar o intestino quanto a nossa própria alimentação. Ao entrar em nosso corpo, o alimento deve deixar todos os nutrientes de que precisamos e sair com facilidade; entretanto, uma dieta ruim dificulta esse processo. Entre os alimentos mais saudáveis para o intestino estão frutas, verduras, fibras e muita água.

No pomar

Nas frutas encontram-se as maiores quantidades de vitaminas para fortalecer nosso sistema imune. Além disso, elas também possuem uma boa quantidade de fibras e antioxidantes.

Mas não é só porque são frutas que o consumo está liberado. Algumas delas como a maçã, a laranja e o mamão possuem muito açúcar.

Para colaborar com o bom funcionamento do intestino você pode apostar no consumo de kiwi, que possui 2,5 gramas de fibra; de frutas vermelhas, que podem ser ingeridas em saladas e iogurtes; pera, que se consumida com casca tem cerca de 6 gramas de fibra; e na ameixa-preta, que é muito eficaz no combate à prisão de ventre.

A banana pode ser uma aliada ou uma vilã. A banana-da-terra, por exemplo, se consumida madura, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Já a banana–prata, por outro lado, tem o efeito contrário, sendo mais consumida para combater diarreias.

Na horta

As verduras são mais conhecidas pelos minerais, mas também possuem uma excelente quantidade de fibras. A batata-doce, alimento favorito dos atletas, possui um baixo índice glicêmico e 3,8 gramas de fibra quando consumida com casca.

O brócolis é uma das melhores verduras para a saúde. Meia xícara do vegetal possui cerca de três gramas de fibra, que ainda é rico em vitamina C e antioxidantes. Outras verduras com caules, como a alfafa e o salsão, também fazem muito bem ao intestino.

No campo

A maior quantidade de fibras nós encontramos nos cereais. O feijão, comum na mesa de todo brasileiro, contém cerca de dez gramas de fibra por porção. É imprescindível para o bom funcionamento do intestino, pois aumenta o bolo fecal, acelera o trânsito intestinal e aumenta a quantidade de evacuações.

O mix de nozes, amêndoas e castanhas não é o lanche favoritos dos nutricionistas à toa: além de serem ricos em fibras, esses grãos também possuem muitas gorduras boas, colaborando para o intestino funcionar bem.

A água é uma excelente aliada

Você já leu aqui em nosso blog sobre como se manter hidratado é importante para o bom funcionamento do intestino. Além de hidratar o corpo e regular a temperatura corporal, a água é fundamental na limpeza do sistema digestivo, pois graças a ela é possível se livrar de tudo o que nosso corpo não quer mais.

Nutricionista no Rio de Janeiro

A Clínica Dr. Carlos Eduardo Canarim, clínica de cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro, conta com uma equipe completa para te ajudar no processo de reeducação alimentar. Comer melhor é sempre recomendado, mas para fazer isso da melhor forma, conte com a orientação de um nutricionista. Assim, as chances de você conseguir manter essa mudança serão bem maiores. Agende uma consulta em nossa clínica.

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