Adolescentes podem fazer a cirurgia de redução de estômago?

Adolescentes podem fazer a cirurgia de redução de estômago?

Não é mais novidade que pacientes têm procurado realizar a cirurgia de redução de estômago cada vez mais cedo. Isso é algo que reflete o que é observado nas estatísticas. Apesar de ser de 2010, a realidade apontada no último censo do IBGE, mostra que 5.9% dos meninos e 4% das garotas de 10 a 19 anos se encontram em estágio de obesidade. Por isso, os pais estão procurando ajuda profissional para tornar as vidas de seus filhos o mais saudável possível. Mas… adolescentes realmente podem fazer a cirurgia bariátrica?

Qual a idade mínima permitida para fazer a cirurgia bariátrica?

Desde 2012, o Ministério da Saúde permite que pacientes a partir de 16 anos já possam realizar o procedimento cirúrgico com autorização dos pais. Entretanto, é necessária uma análise por uma junta médica e documentação necessária, como um aval cedido pelo Conselho de Medicina

Não é qualquer adolescente que pode se submeter à gastroplastia.

A cirurgia só é indicada para aqueles casos em que o paciente tenha feito duas tentativas de emagrecimento por técnicas menos agressivas, como por reeducação alimentar, prática de exercícios e/ou acompanhamento psicológico. Também há a indicação para aqueles que já se encontrem em obesidade mórbida e sofram com doenças associadas, como a hipertensão e a diabetes.

Como percebemos, o paciente jovem que pensa em fazer a cirurgia de redução do estômago precisa ter um acompanhamento prévio, antes mesmo de saber se seria possível realizar o procedimento.

    • Bom dia Ivonete ,
      Entre em contato conosco para avaliarmos o que você já possui de pré operatório e
      do que realmente necessita para tratamento no momento.
      3385.4055
      99605.4055

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *