5 cuidados a serem tomados antes da cirurgia bariátrica

5 cuidados a serem tomados antes da cirurgia bariátrica

O Brasil realiza mais de 80 mil cirurgias de redução do estômago por ano, sendo o segundo país que mais realiza o procedimento no mundo.

Sim, certamente você não está sozinho no desejo de estar mais saudável com a cirurgia bariátrica. Até porque, a cirurgia traz mais do que quilos a menos na balança. Com ela, o paciente consegue redução dos níveis tensionais da pressão arterial, da taxa de glicose, das dores nas articulações, da coluna, dos roncos e apneia noturna , dentre outros benefícios.

Porém, antes do procedimento, é necessário tomar alguns cuidados para que tudo ocorra bem durante e após a cirurgia. Por isso, separamos 5 principais cuidados que devem ser observados, antes de se submeter à operação.

O que fazer antes da cirurgia de redução do estômago?

1: pesquise o histórico do cirurgião
A cirurgia bariátrica é algo delicado e que requer muita confiança da sua parte para com o médico e também de muito conhecimento da parte dele. Por esta razão, procure sempre saber sobre o histórico do cirurgião, assim como o local onde ele fará a cirurgia.

2: Visite o local onde você vai fazer a cirurgia
Se você não conhece, vá conferir pessoalmente como é a clínica/hospital. Fale com alguns outros pacientes que lá foram operados. Essa confiança é necessária e precisa ser adquirida aos poucos.

3: Cuide de sua alimentação
Outro fato que não é do conhecimento de muitos é a recomendação ao paciente de que se emagreça cerca de 5% a 10% do seu peso antes da cirurgia. Isso favorece a segurança e a condição clínica durante a cirurgia. Por isso, é importante o paciente ser avaliado previamente pela nutricionista e programar uma dieta mais adequada ao seu perfil. Ela será fundamental no pós operatório na orientação evolutiva da qualidade e quantidade alimentar.

4: Realize os exames pré-operatórios
Como foi mencionado anteriormente, esta cirurgia requer cuidados especiais. Por isso, é preciso se preparar para as mudanças, tanto em curto como longo prazo. Realizar uma avaliação completa é fundamental para saber se você está apto para tal. Readquirir saúde com a redução de seu peso é um sonho para muitos, e para isso responsabilidade e disciplina são fundamental.

5: Efeitos psicológicos antes da cirurgia bariátrica
Fundamental e é o segredo do sucesso, a consulta a uma psicóloga te prepara para as mudanças e adequa sua mente à nova realidade que está por vir. O cérebro não “entende“ a nova realidade com a alteração súbita da anatomia do estômago. Da mesma forma, há necessidade de estabilização emocional no pós operatório e a psicóloga faz a diferença entre o equilíbrio e o descontrole mental. Ajuda a prever possíveis alterações de comportamento e o acompanhamento se inicia assim que a decisão de se realizar a cirurgia for definida.
Como se pode notar, uma cirurgia bariátrica requer um cuidado não só de um cirurgião, mas de todo uma equipe multidisciplinar , que vai trabalhar em conjunto para obter o melhor e mais adequado resultado com dedicação e profissionalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *